Unindo forças

Com a chegada da discoteca, nos anos 80, aos poucos as famílias foram abandonando as tradicionais sociedades. Os fundadores partiram para o além, seus filhos foram envelhecendo e os netos “discutiram o barato” dos bailes e domingueiras em nossos clubes. Vieram o batidão, o tecno, as raves e as festas eletrônicas, realizadas em casas noturnas espalhadas principalmente na região litorânea, restringindo a atuação das agremiações esportivas e recreativas a festas, casamentos e outros eventos.

A veracidade do que estamos falando pode ser vista aqui mesmo no Vale do Rio Tijucas: Primavera, Humaitá, Banda, 19 de Julho, Marselhesa, 15 de Novembro, Renascença, 13 de Maio e Tijucas Clube. São entidades com diretorias pouco comprometidas com as sociedades que representam, não vão lá espontaneamente e só comparecem quando são chamados. E isso acaba desmotivando seus presidentes.

Felizmente parece que o quadro está mudando. Nossos jovens estão retornando aos eventos promovidos por nossas sociedades e isso muito nos alegra, pois é com os lucros dessas realizações que aos poucos os clubes estão se reerguendo. E como é bom saber que os nossos filhos estão bem perto de casa, assim como nós mesmos, que podemos nos divertir sem ter que pegar uma rodovia movimentada e cheia de motoristas alcoolizados no final da noite.

Falo isso tudo para justificar o que o Renascença, Treze e Tijucas Clube estão fazendo para se levantarem das cinzas. O Renascença há mais de dois anos em obras, o Treze necessitando de reformas emergenciais e o Tijucas Clube fazendo aos poucos o que os parcos recursos permitem. Todavia, a situação seria bem diferente se a comunidade ajudasse.

Para resumir, convidamos a população regional a prestigiar dois importantes eventos: o baile de aniversário dos 20 anos do Jornal Razão, dia 23, no Tijucas Clube, com a Banda Fórum, e o baile de aniversário da Sociedade 13 de Maio, neste sábado, com a Banda Stagium 10. A responsabilidade de reavivar nossas sociedades é de todos nós. Participe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>