Vestibular da UFSC

O Vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será realizado nos dias 10, 11 e 12 de dezembro de 2016 (sábado, domingo e segunda-feira) em 23 cidades catarinenses.

As provas ocorrerão sempre no horário das 14h às 18h e os portões de acesso estarão abertos das 13h às 13h45min. Informações sobre o concurso podem ser obtidas no site www.vestibular2017.ufsc.br ou pelo telefone (48) 3721-9200.

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) alerta aos candidatos para que:
– Confiram com antecedência o local de prova (cidade, endereço e grupo);
– Cheguem com antecedência aos locais de prova (os portões fecham às 13h45min nos três dias);
– Estejam portando:
– Original do documento de identidade informado na inscrição;
– Confirmação de Inscrição Definitiva;
– Caneta esferográfica de tinta preta (preferencialmente) ou azul, fabricada em material transparente.

A UFSC oferece 4.590 vagas (correspondendo a 70% do total de vagas ofertadas pela instituição para 2017/30% do total de vagas são para ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 101 opções de cursos distribuídos nos cinco campi da instituição: Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville.

Neste ano estão inscritos 33.806 candidatos, dos quais 986 fazem o vestibular por experiência. No concurso anterior foram 36.738 inscritos, dos quais 1.420 o fizeram por experiência.

A campanha do Vestibular deste ano estampa a frase “Aqui tem Diversidades”, que sinaliza o compromisso social da instituição – o de defesa da diversidade humana – na busca da convivência saudável, integrada e, principalmente, inclusiva no ambiente universitário.

Cursos mais procurados na classificação geral
Medicina ainda é o curso mais concorrido, com 7.541 inscritos, resultando na relação geral de 215,46 candidatos por vaga. Os outros nove cursos mais procurados são: Direito – Diurno (46,26); Arquitetura e Urbanismo (43,57); Nutrição (41,88); Direito – Noturno (39,74); Psicologia – Bel/Lic – Diurno (39,26); Cinema – Bel – Diurno (35,20); Engenharia Química – Diurno (31,94); Odontologia (31,89) e Engenharia Civil – Diurno ( 28,79).

A relação candidato/vaga de todos os cursos, por modalidade do Programa de Ações Afirmativas (PAA), está disponível em relação candidato/vaga.
Divulgação do Índice de Abstenção e dos Gabaritos

O índice de abstenção será divulgado diariamente, ao final das provas. Os gabaritos serão divulgados a partir das 20h do dia 12 de dezembro (segunda-feira) no site www.vestibular2017.ufsc.br.

Eletrônicos devem ficar desligados
Durante a realização das provas não poderá ocorrer: comunicação de qualquer tipo entre candidatos, porte/uso de material didático-pedagógico, de telefone celular, relógio (qualquer tipo), controle remoto, armas, boné, óculos escuros, calculadora, tablet, pen drive, mp-player, iPod, iPad ou qualquer tipo de aparelho eletrônico.

A Coperve recomenda que o candidato evite levar para o local de prova esses objetos ou seus similares. Caso compareça portando algum desses, eles deverão ser envelopados, identificados e deixados à frente na sala, antes do início da prova.

Provas
1ª Prova
10 de dezembro (sábado)

– Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Libras (12 questões de proposições múltiplas);
– Segunda Língua: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Libras ou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (8 questões de proposições múltiplas);
– Matemática (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);
– Biologia (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).

2ª Prova
11 de dezembro (domingo)
– História (10 questões de proposições múltiplas);
– Geografia (10 questões de proposições múltiplas);
– Física (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);
– Química (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).

3ª Prova
12 de dezembro (segunda)

– Redação;
– 4 Questões Discursivas.

Matrículas dos candidatos classificados
Todos os candidatos classificados dentro dos limites das vagas oferecidas para cada curso de graduação, independentemente do semestre letivo de 2017 em que iniciarão o curso, deverão realizar a matrícula inicial obrigatoriamente em duas etapas sendo a primeira online e a segunda presencial (pessoalmente ou mediante procuração particular), conforme datas, horários e procedimentos especificados na portaria de matrículas disponível no site do vestibular.

Orientações aos veículos de comunicação
A Coperve alerta, por exemplo, que não haverá acesso de jornalistas aos locais de aplicação das provas e não será permitido fotografar ou gravar imagens dentro desses locais.

O contato com os candidatos só poderá ser feito antes ou após a prova, que se inicia às 14h (com fechamento dos portões às 13h45min) e se encerra às 18h.

O campus Florianópolis, no bairro Trindade, é o local que congrega maior número de candidatos. Todas as salas de aula serão utilizadas para o concurso. Na capital, o segundo local de maior concentração de candidatos é o Instituto Estadual de Educação (IEE).

As informações relativas ao andamento do concurso, como índice de abstenção, serão disponibilizadas no site www.vestibular2017.ufsc.br e divulgadas pela Agência de Comunicação (Agecom) da UFSC que fará plantão nos dias do concurso. No caso de emissoras de TV que pretendem realizar transmissões ao vivo, o local sugerido é a Praça da Cidadania, em frente à Reitoria.

Proibição de instalação de tendas

A Administração Central da UFSC comunica que, durante o Vestibular não será permitida a instalação de barracas e/ou outras estruturas por colégios, cursos pré-vestibulares e afins, em nenhum dos locais de aplicação de provas.

Mais informações pelo site www.vestibular2017.ufsc.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>