Trio de ouro

Página 2 - caderno-1

Tenho lidos alguns livros sobre Tijucas e sua gente, alguns muito bem escritos e que guardo com muito carinho. Os assuntos são diversos e de muito interesse, principalmente para quem nasceu e se criou nesta aprazível e querida cidade. Ler sobre pessoas que conhecemos, sobre escolas e indústrias do Município, sempre é muito interessante e salutar, e nos trás o desejo de voltar à terra natal, para matar as saudades que temos das pessoas e dos locais queridos. Porém não sei se estou certo, não li em nenhuma obra qualquer menção sobre a antiga Rádio Difusora de Tijucas. Lembro que ficava ao lado da praça Nereu Ramos, no centro, mas não sei exatamente em qual casa, pois eu era um garoto, com pouca idade. Mas de algumas coisas lembro perfeitamente. Pois é, a rádio era comandada pelo senhor Aldo Silva, apresentador e que depois se transferiu para Florianópolis, onde atuou e obteve grande sucesso na Rádio Guarujá. Além de locutor, foi rádio ator de muito sucesso.

Nos finais de semana, a Rádio Difusora Tijuquense apresentava um programa de muito sucesso na época de músicas ao vivo e com orquestra própria. Os dois que tocavam violão eu ainda lembro: eram o Canhoto, bastante conhecido, e um senhor que morava na praça chamado Azevedo. Tinha um no acordeom, mas não lembro o nome. Mas os astros, sem dúvida eram um trio, que cantava músicas nacionalmente conhecidas e gravadas pelos maiores sucessos da época. O nome não sei qual era, mas esse trio fazia grande sucesso e cantava músicas feitas por um de seus integrantes. Esse compositor era um dos cantores, e foi meu amigo. O professor na época, Manoel dos Anjos. O segundo integrante era o Érico Baixo, casado com minha tia Lalinha. Mas a voz feminina quase todos conheceram em Tijucas, a professora Leda Regina de Souza. Muito conhecida e que também foi apresentadora de rádio na cidade. Este trio cantava maravilhosamente bem, sucesso maior dos finais de semana. Ia assistir com meu pai e minha mãe, eram programas de rádio que até hoje recordo. Como não sei se tinha nome, devia ter, eu chamo esse conjunto de vozes de Trio de Ouro de Tijucas. Todos já falecidos, mas fica aqui minha gratidão pelos alegres momentos que deram a todos da cidade. É o meu trio de Ouro do coração.

Existe sim

É uma pena que esse tijuquense não leia o Jornal Razão com assiduidade, pois em nossas páginas muito já foi dito sobre a Rádio Difusora de Tijucas. Para bem informá-lo registro que a Rádio Difusora ficava na Beira Rio, onde estão as pontes – da BR 101. Nos livros Fatos e Fotos da História Tijuquense escrito por mim e em parceria com Ademar Campos, “Muitas histórias de Tijucas”, organizado por Luís Gomes e Marcos Bayer, e Origens – A história da imprensa nos munícipios catarinenses, fruto de um concurso promovido pelo Governo do Estado e que teve o Jornal Razão como vencedor, o leitor encontrará relatos da antiga Rádio Difusora, aberta em 1949 e fechada 10 anos depois.

Réveillon tijucano

1606

Meu filho Lorran pediu para avisar que a TV Razão transmitirá, dia 31 para 1º de janeiro, ao vivo, do alto do edifício Vitória Régia, do meu colega de escola lá de 1981, o empresário Jaime Albanaz, toda a festa nas praças Sebastião Caboto (Concha Acústica) e Henrique José Ternes (Dinossauro), antes, durante e após a queima de fogos do outro lado do rio Tijucas, geograficamente definida como Margem Direita, já que a identificação ocorre pela direção da correnteza.

Teremos uma virada de ano especial em Tijucas. A passagem para 2018 será ali, à beira rio, numa noite repleta de atrações. A abertura será com Richard Limeira e o show da virada a cargo de Lipe Machado e banda. Tomara que São Pedro ajude.

Só tenho uma dúvida: o que acontecerá se dia 31 de dezembro for de chuva? A festa rola mesmo assim?

Bola de cristal

sonhar-com-tsunami

Um vidente, que supostamente previu a queda do avião da Chapecoense, afirma que de 22 de dezembro a 5 de janeiro Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul serão atingidos nas áreas costeiras por uma onda gigante e violenta. Argumentando que o planeta está doente e que a natureza cobra o preço da degradação ambiental, o lunático (?) vidente diz que o motivo seria a transição planetária.

Num vídeo que circula na internet o vidente conta que essas informações foram repassadas a ele por amigos do “mundo espiritual” e pede às pessoas que evitem, nesta época de festas, as cidades litorâneas dos citados estados. Geólogos garantem que a previsão é uma bobagem, pois para haver um tsunami seria necessário um choque das placas tectônicas do Oceano Atlântico, entre a América do Sul e a África. Esse movimento, segundo eles, não acontece nas placas dessa área.

“Caso gerado um tsunami na Cordilheira Oceânica ou na Dorsal, onde ocorre a divergência nas placas tectônicas, esse maremoto não vai gerar ondas sísmicas de alta intensidade”, defende Norberto Honr Filho, Dr. em Geociência.

Outros motivos para gerar um tsunami seriam a queda de meteoros, deslocamento de grandes geleiras ou até mesmo erupções vulcânicas, sendo essa última a possibilidade mais discutida entre os cientistas desde que o vulcão Cumbre entrou em atividade nas Ilhas Canárias.

O negócio então é passar as festas no dormitório do Sôni do Pinheiral, a 20km do “centro” de Major Gercino. Lá é bem alto e o tsunami não chega. A “pousada” tem dois quartos que possuem até banheiro.

Operação relâmpago

formatura_de_404_policiais_em_florianopolis_20171213_1119838359

A correria foi grande no final da tarde desta terça-feira (19) no centro de Tijucas. Um pouco depois das 18h um contingente expressivo de policiais militares e também da Polícia Civil desencadearam uma inesperada operação no Jardim Progresso e na rua Alvina Simas Reis, onde se encontra o popular Casarão.

Quem passava pela região se assustou com diferentes viaturas do Pelotão de Policiamento Tático (PPT), viaturas menores e até motoqueiros militares fortemente armados.

A Polícia e os moradores não quiseram prestar informações. Um dos militares que participavam da operação disse apenas que a ação tinha como objetivo o combate ao tráfico de drogas e a prisão de indivíduos envolvidos com o narcotráfico.

Não se sabe se os policiais alcançaram seus propósitos, mas após o primeiro atraque viaturas se posicionaram no fim da rua Alvina Simas Reis, onde se encontra com a rua Antônio Bayer. Outras viaturas foram deslocadas para vigilância das duas únicas ruas de entrada e saída do Jardim Progresso.

Uma informação extraoficial dava conta de que ao término da operação os resultados seriam divulgados pelas autoridades competentes. Em contato com o Batalhão de Balneário Camboriú o único esclarecimento obtido foi de que mobilizações como esta, denominada por eles de “Operação Presença”, tem a finalidade de desarticular pontos de tráfico em todo estado, além de mostrar para a população que as policias Civil e Militar estão empenhadas em proporcionar mais segurança para os catarinenses.

Verão será com pouca água potável

DCIM155MEDIADJI_0106.JPG

Conversamos agora pouco com o diretor do SAMAE, Jilson José de Oliveira, o popular Jil da ACIT, hoje presidente da autarquia objetivando ter uma explicação aos moradores dos bairros XV de Novembro, Universitário e nos jardins Mata Atlântica e Progresso. Serei objetivo:

a) O SAMAE admite que essa parcela da população enfrentará um sério problema de desabastecimento de água neste Verão.

b) As obras que se fazem necessárias serão custeadas pelo SAMAE, porém a licitação só poderá ser feita em janeiro. Como se trata de uma obra grande, o processo pode se arrastar por mais de um mês. Neste processo licitatório estão incluídas tubulações e a construção, no alto dos primeiros morros da Terra Nova, um reservatório com capacidade para suprir as necessidades da população de Tijucas por mais 20 anos.dsc07184

c) O prefeito Elói Mariano Rocha bateu na mesa e disse que quer uma solução mais rápida e muitas pessoas se perguntam porque não jogar mais água nos reservatórios da ETA do Porto da Itinga, o que aumentaria a vasão de água na rede, no entanto o presidente do SAMAE argumentou que a Estação de Tratamento de Água Carlos Humberto Ternes não suporta um volume maior para ser tratado.

Isso não foi o Jil que falou, sou eu quem está dizendo: os moradores das áreas atingidas pelas escassez do precioso líquido podem comprar um motor ou bomba sapo, instalar uma caixa reservatório, outra para cisterna e já cogitar a vinda de caminhões pipa para atender sua moradia e de vizinhos amigos.

Quer falar com SAMAE? 3263 4065.

Faça parte do Grupo do Jornal Razão no Whatsapp clicando no link ==> https://chat.whatsapp.com/Gao2B2x7cme3ywsN404OPw

Temer quer acabar com o povo

SÃO PAULO

xINFOCHPDPICT000070656560.jpg.pagespeed.ic.8R2B2IIi4o

A Petrobras elevará os preços do diesel em 1,8% e os da gasolina em 1,4% nas refinarias a partir de terça-feira, segundo comunicado publicado pela estatal em seu site nesta segunda-feira.

Os reajustes fazem parte da nova sistemática de formação de preços da companhia, em vigor desde julho, e que prevê alterações quase que diárias para as cotações dos combustíveis.

25º Açor em Porto Belo

tim

Em uma votação realizada através do conselho do NEA – Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC, o Município de Porto Belo foi escolhido para sediar a 25ª edição do Açor – Festa da Cultura Açoriana. O Açor é realizado todos os anos, sempre em uma cidade diferente, e busca promover e manter viva a cultura açoriana.

De acordo com a presidente da Fundação Municipal de Cultura, minha amiga Cristiane de Jesus, Porto Belo voltou este ano a participar do Núcleo de Estudos Açorianos, possibilitando assim a realização da festa na cidade. O Município de Porto Belo estava concorrendo com Garopaba, e venceu por 19 votos a 09.

Esta festa é importantíssima para as cidades litorâneas, conforme tivemos a oportunidade de presenciar na gestão do prefeito Uilson Sgrott (2001-2004). Parabéns a Porto Belo e votos de sucessos.

JR encaminha questionamentos ao Ecoparque

whatsapp-image-2017-12-04-at-102710 (1)

Na segunda-feira (04) o Jornal Razão decidiu testar a veracidade das vantagens prometidas pelos responsáveis pelo projeto do Ecoparque de Nova Descoberta, através do envio de perguntas para as quais a comunidade quer respostas. Se responderem, o Jornal Razão publicará. Se não responderem, estarão mostrando que havia propostas inconsistentes na tentativa de implantação do empreendimento. Confira os nossos questionamentos:

Razão: Qual a diferença entre aterro sanitário e Ecoparque?

Razão: Por que vocês escolheram justamente Tijucas para abrigar o empreendimento?

Razão: Vocês já tinham conhecimento da tentativa de se implantar um aterro sanitário no mesmo imóvel para o qual foi planejado o Ecoparque?

Razão: Vocês não tem um “plano B”, ou seja, um outro imóvel noutra cidade?

Razão: De quais municípios viria o lixo se o Ecoparque fosse construído?

Razão: Como vocês romperiam os contratos que os municípios da Grande Florianópolis tem com a Proactiva para coleta e destinação do lixo urbano?

sem-titulo4

Razão: Vocês afirmaram em várias oportunidades que garantiriam 153 empregos diretos, 450 indiretos e mais de 1.200 postos de trabalho nas empresas que surgiriam em torno do empreendimento; por que outros municípios não abraçaram essa proposta?

 

Razão: Quem ficaria responsável pelo trabalho de conscientização da população regional a respeito das vantagens da coleta seletiva?

Razão: Vocês afirmaram que seria construído o Anel de Contorno Sul, ligando a SC 410 e a BR 101, ao mesmo tempo em que garantiram que passaria um caminhão carregado de lixo pelo centro de Tijucas a cada 15 minutos; qual é a versão verdadeira?

Razão: Na última sexta-feira, em audiência na Nova Descoberta, o prefeito Elói Mariano Rocha declarou mais uma vez que não liberará a licença para implantação do empreendimento; vocês continuarão tentando mesmo assim?

Razão: Vocês tentarão conseguir as licenças através da justiça?

Depoimento sincero

Rudinei de Amorim

Quem esteve de aniversário no dia 30 de novembro foi Rudnei de Amorim, nosso ilustre vereador do bairro Universitário que comemorou a data reunindo familiares e amigos na casa da sua irmã, no Campo Novo. Entre as muitas manifestações em sua homenagem destacamos esta do vereador Juarez Soares, que vale a pena ser compartilhada. Confira:

“Conheci esse cara durante a campanha eleitoral de 2016 e durante a mesma vi nesse cidadão um cara do bem, uma pessoa que quer fazer algo diferente na política. E desde então fui tendo o convívio do Rudnei e nesses 11 meses de mandato de vereador estivemos juntos em muitas empreitadas em favor da cidade de Tijucas. Muitos dizem que política é algo ruim, mas foi através da política que ganhei um amigo, amigo este que semelhei-a nos mesmos objetivos na vida pública do que eu, ou seja, a política voltada em melhorar a vida das pessoas, a política em diminuir as desigualdades sociais em nossa cidade. Tenho absoluta certeza que esta parceria irá contribuir em muito para melhorar as condições da nossa cidade e que não faltará por parte destes dois vereadores empenho, dedicação e luta, em fazermos de Tijucas uma cidade que todos os tijuquenses e tijucanos merecem. PARABÉNS Rudnei de Amorim, a quem desejo muita saúde, felicidades e sucesso amigo. Encerro com uma frase que gosto muito: Ame seus pais, sua vida e seus amigos. Seus pais porque são únicos. Sua vida, porque é curta demais. Seus amigos, porque são raros.”