Novas mudanças no Trânsito

DCIM188MEDIADJI_0052.JPG

A Administração Municipal, entre eles o Prefeito Elói, o Vice Adalto e o Diretor de Trânsito Alvino Aurélio Müller, o popular Sargento Aurélio ou Vino Polícia, estarão participando de uma audiência pública às 19h30 de hoje (quinta-feira), na Capela da Igreja de Navegantes, levando à comunidade uma proposta que pode melhorar o trânsito em baixo da ponte da BR-101 sobre o Rio Tijucas. A ideia é a seguinte:

1- A Rua Coronel Galotti e a Avenida Valério Gomes teriam o sentido modificado.

2- Quem vem do Centro para a Praça passaria por baixo das pontes, pegaria a marginal leste e seguiria até a Avenida Valério Gomes, rumando dali para a Praça.

3- Com a mudança do item dois não haveria mais aquele afunilamento de carros vindo de Florianópolis no mesmo sentido.

4- Quem vem pela Rua Lauro Miller (rua do Macris) não pararia mais na sinaleira do Posto de Saúde da Praça e seguiria em direção ao Centro pela Coronel Galotti até as pontes da BR.

Isto é o básico. O resto é uma inequação de oitavo grau.

Confidencial

0z6a1853

Tem gente atirando para tudo quanto é lado, tentando adivinhar quem será o substituto de Jorge Steil na Presidência do SAMAE, mas creio que estão mirando muito longe. Falei hoje de manhã com os meus amigos, de mais de 35 anos, Serginho Murilo Cordeiro e Luiz Rogério da Silva, questionando quem dos dois iria para o SAMAE. Serginho é lotado na Secretaria de Educação e não teria problema em comandar o SAMAE, porém o hoje Dr. Sérgio Murilo Cordeiro é advogado e não quer mais abandonar as lides do Direito. Disse que não foi convidado, e se fosse não aceitaria.

O meu brother Luiz Rogério da Silva, o Rogerinho, há mais de três anos vinha se especializando na área de acupuntura e há alguns meses começou a se dedicar de corpo e alma à nova profissão. Faz acupuntura pela Secretaria de Saúde e atualmente atende uma verdadeira legião de pacientes na BCM. Sou paciente dele, faço acupuntura uma vez por semana e posso garantir que Rogerinho está surpreendendo. Ele também me assegurou que não foi convidado e que possivelmente não aceitaria.

Um canarinho amarelo me confidenciou que interinamente o Presidente do SAMAE será o Presidente do PSD Tijuquense, Jilson José de Oliveira, o Gio da ACIT, que acumulará até segunda ordem os cargos de Secretário Municipal de Indústria Comércio e Turismo e Secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente. Ou seja, mandará em metade da prefeitura.

Solução para as buraqueiras em Tijucas

17435920_707682369414244_8217309377905922654_o-2

Não sei se sou sonhador demais, porém de vez em quando tenho ideias que alguns consideram sensatas, outros mirabolantes. Quero falar aqui sobre a buraqueira de Tijucas.

A Prefeitura tem uma infinidade de contribuintes municipais em débito com os cofres públicos. São dívidas de IPTU, ISSQN, Alvará, etc. Por que a Administração Municipal não encaminha um projeto à Câmara de Vereadores, criando um mecanismo para que cada proprietário de imóveis com problema de buracos na sua rua possam fazer os necessários reparos e descontar o valor na dívida ativa?

Bastaria credenciar uma empresa para fazer esse serviço e pedir que os interessados fotografem o problema, levando as imagens até o setor de tributação. Ali um servidor registraria o problema e a empresa credenciada forneceria o orçamento do reparo. O contribuinte receberia em casa a autorização para executar o serviço, depois levaria até o Departamento de Tributos uma foto do conserto (foto até mesmo de celular) e no ato o valor da despesa seria deduzido da sua dívida ativa.

Não sei se é uma boa proposta, mas no ritmo em que está sendo realizada Operação Tapa Buracos, com crateras penduradas nos postes à espera de vaga para entrar nas vias públicas, esse caos não será resolvido com a rapidez que a comunidade espera.

 

 

 

Adote uma praça

 

LORRAN FRANÇOIS BARENTIN/ DRONE JR DCIM100MEDIADJI_0363.JPG

Vereadora Elizabete Mianes da Silva prometeu apresentar em maio um projeto do gênero Adote uma Praça. O objetivo prioritário é convencer empresas a arborizarem, urbanizarem e cuidarem de áreas verdes e de uso comunitário, transformando-as em ambientes alegres, aconchegantes e que incentivem a comunidade a frequentá-los.

A iniciativa é louvável, mas é preciso levar em conta o custo-benefício para os empresários. Acabou o tempo em que você batia numa empresa e pedia uma ajudinha para isso ou aquilo. Se o valor for pequeno até rola, mas transformar em praça pública terrenos baldios, cheios de lixo e entulho, tem um custo considerável. Para compensar as empresas deveriam ter direito a usar esses espaços para fazer marketing próprio.

Para finalizar: que tal limpar bem e plantar um só tipo de árvore em cada área verde? Já pensou que bacana?

Nando e Dazaranha

16904800_1656224011084245_3365275248000155123_o (1)

Recebi a visita nessa quarta-feira dos amigos André Miranda, Nando e Muriel (Darci)da banda Dazaranha, nos convidando para o evento que acontece nesta sexta-feira, feriado de Tiradentes, a partir das 23h30. Ganhei “do rapaz” um CD do Nando, um CD do Dazaranha e quatro ingressos para o espetáculo. Para concorrer siga as instruções na página do facebook do Jornal Razão – http://bit.ly/2pD0fFY.

O nome dos ganhadores, que deverão entrar em contato conosco pelos fones 98453 0741 ou 98453 0809, será divulgado na tarde desta sexta feira.

Os índios guaranis precisam de você

No Brasil comemora-se em 19 de abril o Dia do Índio, uma homenagem aos primeiros donos da terra, os homens, mulheres e crianças que foram martirizados e dizimados pelos europeus que se estabeleceram ao longo da costa brasileira a partir do século XVI. Muito há que se fazer pelos povos indígenas, hoje, aqui bem pertinho de nós, temos aldeias no Morro da Palha, Rio da Dona, Águas Claras (Major Gercino) e Sorocaba.

Para dar nossa colaboração estamos repetindo uma campanha que já fizemos há quase dez anos, desde que esses cerca de mil guaranis foram trazidos para nossa região, convocamos toda comunidade estudantil a participar de uma campanha de coleta de alimentos não perecíveis, roupas e calçados, principalmente para crianças e adolescentes. Alguns dizem que esses índios são muito acomodados, mas quem já teve oportunidade de subir lá no alto do Morro da Palha, a 409 metros de altitude, depois de percorrer 3,5 km de uma estrada íngreme, morro acima, entenderá a importância deste gesto. Lá você encontrará indiozinhos desde os três anos de idade descalços, às vezes sem camisa e procurando frutos no meio da mata por não terem uma melhor opção de vida.

As escolas que quiserem participar podem arrecadar os donativos e ligar para o Jornal Razão ou para a Cacau Show, que enviaremos um veículo para recolher o material e depois as aldeias.

Jornal Razão: (48) 3263 6666. Cacau Show: (48) 3263 1547.

Correria

0z6a2126

O telefone do Vereador Elói Pedro Geraldo, presidente da Câmara Municipal de Tijucas, não para de tocar desde o dia de ontem (terça-feira – 18). São advogados, familiares ou amigos que conhecem Elói, se colocando a disposição para ocuparem a vaga de Israel Miliorini Régis, assessor jurídico do Legislativo Tijuquense.
Israel foi exonerado após a polêmica sessão ordinária de segunda-feira (17), quando o Vereador Jean Carlos Siena dos Santos acusou o presidente de incompetência em relação à situação da Vereadora Fernanda Melo, que é advogada e teoricamente não poderia exercer sua profissão e ao mesmo tempo ocupar um cargo na Mesa Diretora. A câmara aguarda desde fevereiro a resposta ao pedido de um parecer da Subsessão Regional da OAB/SC a respeito do assunto. Se a OAB entender que não há qualquer impedimento, Fernanda permanece onde está. Se a resposta for ao contrário, o presidente Elói deve realizar uma nova eleição para o preenchimento do cargo de Secretária da Mesa Diretora da Câmara Municipal.
O assessor jurídico Israel Miliorini foi contratado por indicação dos vereadores situacionistas, que estão pressionando o presidente Elói a resolver a questão da Vereadora Fernanda Melo e que se retiraram do plenário em meio à sessão de segunda-feira. Como os parlamentares de situação e o vereador independente Jean declararam guerra, Elói deu a canetada para a exoneração do assessor jurídico. 

Melhor análise

0z6a2275

Na reunião desta segunda-feira (17) dois vereadores criticaram o Jornal Razão por uma matéria que postei no meu blog, tratando da Operação Iceberg e da iniciativa de um funcionário do INSS que ingressou com uma representação no Ministério Público da Comarca pedindo o afastamento dos quatro vereadores reeleitos no ano passado por “Quebra de Decoro Parlamentar”. Quero explicar aos senhores vereadores que existem duas situações: o Jornal Razão é uma empresa e o meu blog é um canal de comunicação do qual sou responsável.

E quero aproveitar a oportunidade para parabenizar a Vereadora Fernanda Melo pela dignidade em confirmar o relato que fiz sobre esse episódio. Não vou entrar em conflito com a Câmara de Vereadores, mas peço que quando citarem um órgão de imprensa vejam bem se estão sendo justos ou se estão rimando tijolo com linguiça.

Pegou fogo na casa do povo

Os-Dias-Tijucas-567x319

Na reunião ordinária desta segunda-feira (17) o bicho pegou na Câmara Municipal de Tijucas. E sobrou para muita gente. A bancada de situação, juntamente com o vereador independente Jean Carlos Sienna dos Santos, exigiu que o presidente Eloi Pedro Geraldo apresentasse um posicionamento sobre o caso da vereadora Fernanda Melo. A questão é a seguinte: no entender dos situacionistas, a vereadora, que é advogada, não pode participar da Mesa Diretora e continuar advogando. Eles querem que ela faça uma opção: renunciar ao cargo de Primeira Secretária da Mesa ou entregar sua carteirinha de advogada à OAB / SC até o fim do atual mandato.

A questão já foi levantada na segunda reunião plenária do Poder Legislativo Tijuquense. O presidente Elói Pedro Geraldo encaminhou expediente ao Dr. Sávio Assunção Milanes, Excelentíssimo Presidente da Subseção Regional da Ordem dos Advogados do Brasil, pedindo um parecer sobre o assunto. A resposta ainda não veio e por conta disso o Vereador Jean chamou o presidente Elói varias vezes de incompetente e conivente, além de usar de argumentos da sua conveniência. O presidente Elói refutou as acusações, explicando que não tem como forçar o presidente da OAB de dar o seu parecer.

Os vereadores situacionistas e o vereador Jean, diante da negativa da Vereadora Fernanda em se afastar do cargo na Mesa, se retiraram do plenário e não participaram da votação de indicações e requerimentos.

Contraponto

0z6a2229

O Jornal Razão recebeu a visita do vereador Vilson Natalio Silvino, o popular Vilsinho da Pisobelo, que se manifestou descontente com a matéria publicada sobre o pedido de votação da “quebra de decoro parlamentar” dos quatro vereadores reeleitos em 2016.Segundo o parlamentar, ele desconhece totalmente o suposto processo de representação que teria sido entregue ao presidente Elói Pedro Geraldo e jamais tratou do assunto com quem quer que seja.

O vereador do PP negou veementemente que teria decidido votar contra a proposta de afastamento dos quatro envolvidos na citada questão.

“Como é que posso decidir se voto contra ou a favor de uma questão que ainda não chegou ao meu conhecimento?”, disse Vilsinho.

Audiência da Iceberg

A matéria sobre o tema Operação Iceberg teve uma repercussão fulminante nas redes sociais, com varias manifestações dos envolvidos. Uma delas foi do advogado Márcio Rosa, que declarou desconhecer o agendamento de audiências no fórum da comarca de Porto Belo. Rosa disse mais: na opinião dele, pode ser que nem haja audiência neste ano, uma vez que agora é que a justiça está iniciando a fase de ouvir as testemunhas de defesa dos acusados, que por sinal ainda não foram nem arroladas.

Marcio Rosa é advogado da grande maioria dos vereadores e servidores acusados de receberem diárias para cursos que não existiram e fala em nome dos seus clientes.