Cuidado com a inflação

O governo brasileiro já admitiu que, embora a inflação de 2017 será menor que a de 2016, a previsão do crescimento da economia do país não deve ultrapassar a casa de 1% no próximo ano. A quebradeira é geral e já começaram a ser divulgados os PDIs (Plano de Demissão Incentivada) e o estímulo a aposentadoria de servidores públicos de todas as esferas, inclusive do Banco do Brasil e CEF.

Uma das medidas negadas, no entanto esperadas, é a extinção dos centavos, que hoje não compram nada. As moedinhas estão desaparecendo e em breve talvez a moeda de menor valor será a de R$ 1,00. Isso são suposições.

Um conselho dos especialistas em finanças é até engraçado: com o dólar em alta e a incerteza na economia, a ordem é comprar imóveis, vender não.

Agora me expliquem: para ter um comprador não é necessário existir um vendedor?!…

Peladão

Na manhã do último domingo (20), por volta das 9h, o Corpo de Bombeiros de São João Batista foi acionado para atender uma ocorrência tragicômica. Um homem, totalmente nu, bastante machucado e ensanguentado, foi visto por várias pessoas trafegando pelo centro da cidade.

Os bombeiros recolheram o indivíduo e o encaminharam para atendimento no Hospital Monsenhor José Locks. De acordo com o boletim de ocorrência, tratava-se de um morador de rua com surto psicótico e que havia se cortado com cacos de vidro.

Perigo nas casas noturnas

Realmente não dá para entender a legislação e a interpretação dada pela polícia em relação às casas noturnas frequentadas por menores e com histórico de violência. Para alguns promotores de eventos usa-se os rigores da lei, para outros as brechas da lei. Exemplos não faltam.

Na madrugada desta terça-feira a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de disparo de arma de fogo na frente duma casa noturna de Tijucas, na qual já aconteceram semelhantes episódios noutras oportunidades. Os acusados foram presos após perseguição, oportunidade em que a polícia constatou que já tinham passagem por homicídio, tráfico, furto e roubo.

É claro que bandido não tem cruz na testa, porém é indiscutível que a ocasião faz o ladrão. É como aquela história do cachorro que só entra na igreja porque a porta está aberta. Cada sociedade ou casa de eventos tem o público que quer, mas para isso precisa de autorização da polícia. Ou então abre sem ter a documentação exigida por lei e pela autoridade competente.

A documentação é tanta que se perde a vontade de organizar eventos abertos.

Primeiros nomes da equipe do professor Elói

Especula-se que o professor Elói fará uma grande reforma administrativa, fundindo autarquias com secretarias como a da Educação, que poderia agregar a Cultura, Juventude, Direitos Humanos, Funcultrati e Fundação Municipal de Esportes. O nome do super secretário(a) dessa pasta já recebeu convite, mas o nome por enquanto continua na surdina.

Até o momento entre os três nomes previamente confirmados estão o do ex-vereador, ex-presidente da Bescor, ex-presidente da Bescan, ex-vice-presidente do Besc no período de pré federalização e empresário Hélio Gama, que assumiria a futura Secretaria de Administração e Finanças. Jilson José de Oliveira iria para o Samae e o vice-prefeito Adalto Gomes foi convidado a assumir a Secretaria de Obras, Transportes e Serviços Públicos.

Fala-se que existe uma forte chance de Betinho Giacomossi não ser o novo presidente da Fundação Municipal de Esportes, em razão da ida de um dos parlamentares da bancada de situação assumir uma secretaria. Outro nome cotado é o de Rosenildo Amorim, ex-diretor do Sindicato dos Fabricantes de Calçados de São João Batista, que ganharia plenos poderes como chefe de gabinete.

Ainda há muitos outros nomes na berlinda, porém a proposta do professor Elói é reduzir o excessivo contingente de cargos e salários, única maneira viável para a prefeitura poder enfrentar os percalços da crise econômica vivida pelo país e que deve perdurar por todo o ano de 2017.

Secretarias deverão ser fundidas

No ritmo de Brasil, com a economia em choque e redução na arrecadação de impostos, a futura Administração Municipal de Tijucas planeja algumas mudanças que a população está recebendo com otimismo: a fusão de secretarias e autarquias, objetivando a redução de gastos.

Ainda não se sabe ao certo que áreas serão atingidas, porém é certo que algumas secretarias serão incorporadas por outras. Essas secretarias talvez sejam transformadas em diretorias, nas quais os diretores titulares terão status de secretários. A informação não é oficial, no entanto a fonte é fidedigna.

Acordo define presidência da Câmara de Vereadores

Estive fora da cidade por alguns dias para tratamento de saúde, porém não me desliguei da terrinha e de lá do lugar onde fiquei sempre acompanhei as notícias mais quentes. Ainda é cedo para afirmar com convicção quem serão os futuros presidentes das câmaras municipais em toda a região, já tivemos a experiência de ocasiões em que no último minuto de jogo alguém chuta o balaio, mas parece que a Bancada de Oposição já fechou um acordo.

Segundo o que me foi informado, nos próximos quatro anos a Câmara Municipal de Tijucas será presidida pelos seguintes parlamentares:
2017 – Odirlei Resini
2018 – Esaú Bayer
2019 – Fernanda Melo
2020 – Elói Pedro Geraldo

A minha fonte revelou que os vereadores Fernando do Gordo, Fabiano Goleiro e Jean do Nico abriram mão de uma eventual candidatura à presidência. Se assim for, o prefeito Elói Mariano Rocha terá que dialogar muito com a Oposição para aprovar seus projetos.

Superlua

A lua cheia de segunda-feira (14) será a maior e mais brilhante dos últimos 70 anos. Esta é a segunda superlua de 2016, mas é a mais próxima da Terra desde 26 de janeiro de 1948. Serão 356.511 km de distância da Terra, isto é, 50 mil quilômetros a menos que o normal. A próxima vez que a lua chegará tão perto será em 25 de novembro de 2034.

A órbita da lua em torno da Terra não é um círculo perfeito, mas levemente achatado. Isso significa que ela tem um ponto da órbita que está mais próximo do nosso planeta. A superlua acontece quando o período da lua cheia coincide com a passagem mais próxima Terra, por isso podemos ter várias superluas em apenas um ano. Neste período a lua pode aparentar ser até 14% maior e 30% mais luminosa.

Caso o céu não esteja encoberto, o melhor momento para observação é quando ela nasce, ao Leste, às 19h56.