Evolução

Um empresário do ramo mobiliário, em sociedade com um jogador de futebol da Seleção Brasileira, me parece que é David Luiz, estão empenhados no projeto para a construção de um empreendimento de primeiro mundo na região final da Beira Mar Norte: é um prédio com vários andares comerciais e duas enormes torres.

Nesta semana saiu à notícia que um grupo de Amurabi, comandado por um shake da Arábia, investirá R$ 200 milhões na construção de um hotel e uma marina na Ponta do Coral, pertinho desse outro empreendimento. Só a obra, que promete ser a maior dos próximos 20 anos, exigirá centenas de empregos.

Os dois empreendimentos enfrentaram dificuldades com o licenciamento ambiental, mas esta parte já ficou para trás. Enquanto isso, aqui na “terra do não pode”, estamos aguardando o início da construção dos molhes, marina do Pontal Sul e o grande empreendimento, a Quinta dos Ganchos, tudo emperrado nos corredores da burocracia e do Instituto Chico Mendes. Só as marinas dariam empregos para mais de duas mil pessoas, isso sem falar nas margens do lado direito do Rio Tijucas, que espera afoito pela transferência da indústria pesqueira de Itajaí para o lado de cá.

O que falta para o nosso povo cobrar mais atenção para a terceira maior baía oceânica do Brasil? Será que teremos nossos sonhos abortados por uma meia dúzia de pescadores de malha, por três ou quatro desinformados que falam na matança de tartarugas e pelos defensores das baleias que passeiam na baía de Tijucas? O engraçado é que o lixão de Biguaçu, pertinho do Rio Inferninho, continua mandando toneladas de chorume para o mar e ninguém diz nada. Até quando?

Rancho Dois Irmãos

Você agora tem um novo ambiente para fazer uma boquinha às margens da SC 410: é o Rancho Dois Irmãos, na altura do KM 3, ao lado do antigo Bar do Bochecha. Atendimento de segunda a sexta-feira das 6h às 20h e de sexta a domingo das 6h às 22h.

Café da manhã, pastel frito na hora, milho cozido, coco gelado, caldo de cana, frutas, sucos naturais, salames, linguiças, queijos, mel puro de abelha, pão caseiro e muitos outros produtos coloniais, além de porções de camarão e peixe frito. Tudo isso espera por você no Rancho Dois Irmãos.

Melhores informações e reservas pelos fones (48) 3263 3232 ou 9119 4545.

Nos calcanhares

Um site de Tijucas quis levantar uma lebre que não existe, tentando botar opinião pública contra a diretoria do Tijucas Clube, por conta da utilização da Rua Elói Silva como estacionamento. Em primeiro lugar isso é mentira. O que o Tijucas Clube fez foi disponibilizar três seguranças para cuidarem dos carros de quem parava naquela rua entre o TC e o Cruz e Sousa. Ali no estacionamento do Fórum muitos carros estacionaram e um deles foi furtado, justamente porque não havia ninguém cuidando. Esse foi o diferencial. E quem não queria pagar para estacionar num local disponibilizado não era impedido de deixar o carro ali. A rua também não foi interditada.

No fundo o que esse site fez nos deixa tristes. Toda imprensa da cidade e até de municípios vizinhos divulgam os eventos do Tijucas Clube de graça e eles não fazem nada sem cobrar. E o Tijucas Cube economiza cada centavo que arrecada para realizar as melhorias que se fazem necessárias. Tudo em nome da cultura e da história do município.

Agora pergunto: o que este site fará para impedir que a igreja católica não interdite as três ruas que usa na festa do Divino, também para arrecadar recursos?

Mudanças no secretariado

Nesta sexta-feira serão sacramentadas mais algumas mudanças no secretariado e na assessoria do prefeito Valério Tomazi, que pretende assim dar uma chacoalhada na Administração Municipal de Tijucas. A secretária Rosicler Furtado deixa de ser titular da saúde. O novo secretário será o vereador Rogerinho, que trás como principal assessora a secretária de Cultura, Juventude e Direitos Humanos da prefeitura, Adriana Porto Faria, a Noca. O nome da sua substituta na Cultura será anunciado até o final do mês.

Com a ida de Rogerinho para a secretaria de Saúde vagou uma cadeira na Câmara de Vereadores, que será ocupada pelo atual superintendente da Fundação Municipal de Esportes, o ex-vereador Oscar Luiz Lopes. No seu lugar assume a FME o também ex-vereador Rogério dos Anjos, o Guelo. Nessas mudanças do pacotão outro vereador deixa o Legislativo: Jean Carlos dos Santos, o conhecido Jean do Nico, assumirá a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, consequentemente também o SINE, no lugar de Nelson Zunino Duarte. O lugar de Jean será ocupado por Sidnei Machado, o Nei da Tijusat.

Outras duas mudanças importantes acontecem mais próximo da sala do prefeito Valério: Micheli Peixer Pereira dos Santos, que até então respondia pela Controladoria Geral do Município, é a nova Secretária de Administração da Prefeitura de Tijucas. Ela substitui Lélia Campos, que a partir de agora responde pela Chefia de Gabinete do prefeito Valério Tomazi, no cobiçado posto de Flávia Fagundes.

Algumas dessas alterações ocorrem no decorrer da próxima semana, ocasião em que poderá haver o anúncio de mais dois nomes no primeiro e segundo escalão. Tudo depende das conversações que estão sendo feitas com os partidos que integram a base do Governo Municipal.