Evento cultural

convite

No próximo dia 02 de fevereiro acontece mais um importante evento cultural no Casarão Gallotti, antecipando a comemoração dos 23 anos do Jornal Razão e envolvendo o lançamento do livro “Memórias do Zé Marmita-Um convite para boas gargalhadas”, de autoria deste mero mortal que vos escreve. Trata-se de uma coletânea de 127 histórias engraçadas que vi, ouvi ou fiz parte. Gostaria muito que todos meus amigos, leitores do Jornal Razão e as famílias tijuquenses prestigiassem nosso evento, que também terá outras atrações. Começa as 20h30.

 

Concursos públicos

5ac2a119e8fe3f667a5ba41f15d02a92

Enquanto a galera aguarda a publicação do edital do concurso público da Prefeitura de Tijucas, que deve oferecer cerca de 700 vagas para as áreas da Educação e Saúde, informo que estão abertas as inscrições para o concurso público da Celesc, com oportunidades para diversas cidades do estado. Eles dizem que os salários iniciais variam de R$ 1.106,40 a R$ 4.365,06, porém é bem mais, pois os aprovados contam com plano de saúde, auxílio creche/babá, auxílio estudante, vale alimentação e plano de previdência, entre outros benefícios.

São 49 vagas disponíveis: 16 para cargos de nível médio, 16 para cargos de nível técnico e 17 para cargos de nível superior. Do total, 20% das posições serão disponibilizadas a pessoas com deficiência (PcD). A previsão é de que os primeiros concursados sejam chamados já a partir de maio deste ano. Os demais aprovados irão compor cadastro de reserva e poderão ser acionados à medida que for identificada a necessidade.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 09 de fevereiro, em www.2018celesc.fepese.org.br onde você pode conferir o edital.

 

Pedras Tijucas – Sua obra ou reforma merecem esta marca

90024606

Os amigos Charles Faustino e Beto Voltolini estão de portas abertas com uma loja diferente em variedades de cores e modelos. Fica na rua 15 de Novembro, nº61, entre a Casa da Carne Geraldo e a Rádio Vale, no centro da cidade.

Especializada em pedras e filetes decorativos: ardósia, basalto, caxambu, ferro, goiás, miracema, são tomé, brita branca, banco de jardim, pingadeira, paver, seixo de rio e vasos.

A empresa traz como mensagem “use pedras naturais para construir e decorar seu jardim, garagem, quintal e até mesmo sua sacada”. Oferecendo várias facilidades de pagamento, a Pedras Tijucas faz entregas em toda a região.

Pedras Tijucas atende de segunda a sábado, no horário comercial. Contatos 48 3263 5443/ 996 347 826 ou www.pedrastijucas.com.br.

Sabias?

Curiosidades semanais para ficar bem informado sobre a Cidade do Abacate.

89099888

Que tem muito paciente aporrinhado com o Hospital São José de Tijucas, principalmente depois que um médico saiu para fazer compras e deixou uma fila enorme a sua espera?

Que o botox da iceberg não atende mais a imprensa e proibiu todos os seus comandados de darem entrevistas?

Que isso é o que se pode chamar de “Mudar Faz Bem”?

Que conhecido caminhoneiro voltou a andar de salto alto e calcinha no acostamento da SC 410?

Que deve parar na Justiça a leviana acusação de um figurão que acusa a imprensa de só querer sugar o Poder Público?

Que nos próximos dias sai uma boa novidade sobre a ponte Bulcão Vianna?

Que estão projetados para breve a edificação de mais de 40 prédios em Tijucas?

Seja muito bem vinda

55eafe41-7d76-4736-9001-602698c5c177

Sônia Margarete da Silva Bayer, Edson Carvalho Bayer, Eliete dos Santos e Davi Melo Filho, o Gallo Velho, compartilham com familiares e amigos a recém chegada de mais uma tijucana, a netinha Luíza Melo Bayer, filha de Fernanda Melo Bayer e Esaú Bayer, ocorrida às 10h30 da manhã deste sábado (06) dia dos Santos Reis.

Através das redes sociais a mãe Fernanda e o pai Esaú informam que Luíza, esnobando saúde, nasceu com 3,550 kg e 50cm, linda.

“Obrigado Senhor por ter dado tudo certo e obrigado aos amigos por todas as mensagens de positividade. Mamãe Fernanda tá ótima e o irmão Davi Melo Neto todo bobo como eu”, declarou o pai Esaú.

O Jornal Razão parabeniza todos, desejando muita saúde e carinho para a pequena Luíza.

Trio de ouro

Página 2 - caderno-1

Tenho lidos alguns livros sobre Tijucas e sua gente, alguns muito bem escritos e que guardo com muito carinho. Os assuntos são diversos e de muito interesse, principalmente para quem nasceu e se criou nesta aprazível e querida cidade. Ler sobre pessoas que conhecemos, sobre escolas e indústrias do Município, sempre é muito interessante e salutar, e nos trás o desejo de voltar à terra natal, para matar as saudades que temos das pessoas e dos locais queridos. Porém não sei se estou certo, não li em nenhuma obra qualquer menção sobre a antiga Rádio Difusora de Tijucas. Lembro que ficava ao lado da praça Nereu Ramos, no centro, mas não sei exatamente em qual casa, pois eu era um garoto, com pouca idade. Mas de algumas coisas lembro perfeitamente. Pois é, a rádio era comandada pelo senhor Aldo Silva, apresentador e que depois se transferiu para Florianópolis, onde atuou e obteve grande sucesso na Rádio Guarujá. Além de locutor, foi rádio ator de muito sucesso.

Nos finais de semana, a Rádio Difusora Tijuquense apresentava um programa de muito sucesso na época de músicas ao vivo e com orquestra própria. Os dois que tocavam violão eu ainda lembro: eram o Canhoto, bastante conhecido, e um senhor que morava na praça chamado Azevedo. Tinha um no acordeom, mas não lembro o nome. Mas os astros, sem dúvida eram um trio, que cantava músicas nacionalmente conhecidas e gravadas pelos maiores sucessos da época. O nome não sei qual era, mas esse trio fazia grande sucesso e cantava músicas feitas por um de seus integrantes. Esse compositor era um dos cantores, e foi meu amigo. O professor na época, Manoel dos Anjos. O segundo integrante era o Érico Baixo, casado com minha tia Lalinha. Mas a voz feminina quase todos conheceram em Tijucas, a professora Leda Regina de Souza. Muito conhecida e que também foi apresentadora de rádio na cidade. Este trio cantava maravilhosamente bem, sucesso maior dos finais de semana. Ia assistir com meu pai e minha mãe, eram programas de rádio que até hoje recordo. Como não sei se tinha nome, devia ter, eu chamo esse conjunto de vozes de Trio de Ouro de Tijucas. Todos já falecidos, mas fica aqui minha gratidão pelos alegres momentos que deram a todos da cidade. É o meu trio de Ouro do coração.

Existe sim

É uma pena que esse tijuquense não leia o Jornal Razão com assiduidade, pois em nossas páginas muito já foi dito sobre a Rádio Difusora de Tijucas. Para bem informá-lo registro que a Rádio Difusora ficava na Beira Rio, onde estão as pontes – da BR 101. Nos livros Fatos e Fotos da História Tijuquense escrito por mim e em parceria com Ademar Campos, “Muitas histórias de Tijucas”, organizado por Luís Gomes e Marcos Bayer, e Origens – A história da imprensa nos munícipios catarinenses, fruto de um concurso promovido pelo Governo do Estado e que teve o Jornal Razão como vencedor, o leitor encontrará relatos da antiga Rádio Difusora, aberta em 1949 e fechada 10 anos depois.

Réveillon tijucano

1606

Meu filho Lorran pediu para avisar que a TV Razão transmitirá, dia 31 para 1º de janeiro, ao vivo, do alto do edifício Vitória Régia, do meu colega de escola lá de 1981, o empresário Jaime Albanaz, toda a festa nas praças Sebastião Caboto (Concha Acústica) e Henrique José Ternes (Dinossauro), antes, durante e após a queima de fogos do outro lado do rio Tijucas, geograficamente definida como Margem Direita, já que a identificação ocorre pela direção da correnteza.

Teremos uma virada de ano especial em Tijucas. A passagem para 2018 será ali, à beira rio, numa noite repleta de atrações. A abertura será com Richard Limeira e o show da virada a cargo de Lipe Machado e banda. Tomara que São Pedro ajude.

Só tenho uma dúvida: o que acontecerá se dia 31 de dezembro for de chuva? A festa rola mesmo assim?

Bola de cristal

sonhar-com-tsunami

Um vidente, que supostamente previu a queda do avião da Chapecoense, afirma que de 22 de dezembro a 5 de janeiro Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul serão atingidos nas áreas costeiras por uma onda gigante e violenta. Argumentando que o planeta está doente e que a natureza cobra o preço da degradação ambiental, o lunático (?) vidente diz que o motivo seria a transição planetária.

Num vídeo que circula na internet o vidente conta que essas informações foram repassadas a ele por amigos do “mundo espiritual” e pede às pessoas que evitem, nesta época de festas, as cidades litorâneas dos citados estados. Geólogos garantem que a previsão é uma bobagem, pois para haver um tsunami seria necessário um choque das placas tectônicas do Oceano Atlântico, entre a América do Sul e a África. Esse movimento, segundo eles, não acontece nas placas dessa área.

“Caso gerado um tsunami na Cordilheira Oceânica ou na Dorsal, onde ocorre a divergência nas placas tectônicas, esse maremoto não vai gerar ondas sísmicas de alta intensidade”, defende Norberto Honr Filho, Dr. em Geociência.

Outros motivos para gerar um tsunami seriam a queda de meteoros, deslocamento de grandes geleiras ou até mesmo erupções vulcânicas, sendo essa última a possibilidade mais discutida entre os cientistas desde que o vulcão Cumbre entrou em atividade nas Ilhas Canárias.

O negócio então é passar as festas no dormitório do Sôni do Pinheiral, a 20km do “centro” de Major Gercino. Lá é bem alto e o tsunami não chega. A “pousada” tem dois quartos que possuem até banheiro.

Operação relâmpago

formatura_de_404_policiais_em_florianopolis_20171213_1119838359

A correria foi grande no final da tarde desta terça-feira (19) no centro de Tijucas. Um pouco depois das 18h um contingente expressivo de policiais militares e também da Polícia Civil desencadearam uma inesperada operação no Jardim Progresso e na rua Alvina Simas Reis, onde se encontra o popular Casarão.

Quem passava pela região se assustou com diferentes viaturas do Pelotão de Policiamento Tático (PPT), viaturas menores e até motoqueiros militares fortemente armados.

A Polícia e os moradores não quiseram prestar informações. Um dos militares que participavam da operação disse apenas que a ação tinha como objetivo o combate ao tráfico de drogas e a prisão de indivíduos envolvidos com o narcotráfico.

Não se sabe se os policiais alcançaram seus propósitos, mas após o primeiro atraque viaturas se posicionaram no fim da rua Alvina Simas Reis, onde se encontra com a rua Antônio Bayer. Outras viaturas foram deslocadas para vigilância das duas únicas ruas de entrada e saída do Jardim Progresso.

Uma informação extraoficial dava conta de que ao término da operação os resultados seriam divulgados pelas autoridades competentes. Em contato com o Batalhão de Balneário Camboriú o único esclarecimento obtido foi de que mobilizações como esta, denominada por eles de “Operação Presença”, tem a finalidade de desarticular pontos de tráfico em todo estado, além de mostrar para a população que as policias Civil e Militar estão empenhadas em proporcionar mais segurança para os catarinenses.

Verão será com pouca água potável

DCIM155MEDIADJI_0106.JPG

Conversamos agora pouco com o diretor do SAMAE, Jilson José de Oliveira, o popular Jil da ACIT, hoje presidente da autarquia objetivando ter uma explicação aos moradores dos bairros XV de Novembro, Universitário e nos jardins Mata Atlântica e Progresso. Serei objetivo:

a) O SAMAE admite que essa parcela da população enfrentará um sério problema de desabastecimento de água neste Verão.

b) As obras que se fazem necessárias serão custeadas pelo SAMAE, porém a licitação só poderá ser feita em janeiro. Como se trata de uma obra grande, o processo pode se arrastar por mais de um mês. Neste processo licitatório estão incluídas tubulações e a construção, no alto dos primeiros morros da Terra Nova, um reservatório com capacidade para suprir as necessidades da população de Tijucas por mais 20 anos.dsc07184

c) O prefeito Elói Mariano Rocha bateu na mesa e disse que quer uma solução mais rápida e muitas pessoas se perguntam porque não jogar mais água nos reservatórios da ETA do Porto da Itinga, o que aumentaria a vasão de água na rede, no entanto o presidente do SAMAE argumentou que a Estação de Tratamento de Água Carlos Humberto Ternes não suporta um volume maior para ser tratado.

Isso não foi o Jil que falou, sou eu quem está dizendo: os moradores das áreas atingidas pelas escassez do precioso líquido podem comprar um motor ou bomba sapo, instalar uma caixa reservatório, outra para cisterna e já cogitar a vinda de caminhões pipa para atender sua moradia e de vizinhos amigos.

Quer falar com SAMAE? 3263 4065.

Faça parte do Grupo do Jornal Razão no Whatsapp clicando no link ==> https://chat.whatsapp.com/Gao2B2x7cme3ywsN404OPw