Eventos sacodem Canelinha

21ce8b17-a6e3-4951-905a-d265250c1693O município de Moacir Montibeller está com tudo e não tá prosa. Empresas procurando a cidade para se instalar, Fundação de Saúde abre maternidade, mesmo com duas diretoras no hospital, uma cuidando da outra, Forno Bar recebendo os visitantes com muito requinte, Ensino Universitário à Distância capacitando a população, vereadores de oposição bem lights, polícia atacando a insegurança pública e agenda de eventos sempre atual. Dá até inveja.

Neste final de semana, dias 7 e 8 de abril, acontece no Motódromo Ari Justino Pereira, no Cobre, uma etapa da Copa Serra Litoral de Velocross, com a marcante presença de pilotos das diferentes categorias do motociclismo barriga verde. Patrocinada pela Dorvalino Motos/Honda, dos meus amigos Márcio “Pão” e Hélio Gama, o grande encontro desportivo contará até com provas noturnas.

Mais informações pelo fone (49) 999 914 349, com Francis.

O CTG Fazenda Silva Neto, no Moura, abrigará a 10ª Paella dos Amigos. Talvez seja um dos eventos de maior investimento deste ano na região, uma vez que conta com os shows nacionais de Fernando & Sorocaba, Lucas Lucco, Valentim, Tchelo Cunha e Dj Vlourenci.

Mesas VIP’s ou pista pelo 48 9 9928 0756. É necessário levar 1kg de alimento não perecível.

Você na Paella dos Amigos

O blog que você está visitando tem duas camisetas da Paella dos Amigos para sortear entre os internautas. Para concorrer mande um Whatsapp 48 9 9954 8070, com uma mensagem argumentando por que você merece ir a festa na faixa.

O resultado do sorteio será divulgado na sexta-feira (20).

 

Manhattan

0521401_grand_canyon_externa_noturna_01

O arquiteto florianopolitano Romeu José dos Santos aportou em Tijucas no ano de 1984, contratado para participar da elaboração do Plano Diretor do Município, a lei formada por três códigos que regem o cotidiano de uma cidade: Código de costuras, Código de parcelamento do solo e Código de edificações. O trabalho foi concluído em 1986, mas o arquiteto decidiu fincar raízes na boa terrinha.

Após longos anos atuando na Prefeitura e em sociedade com o engenheiro Valério Tomazi, com quem compartilhou centenas de projetos de edificações residenciais e empresariais da região, Romeu decidiu partir para um novo desafio. Muito bem assessorado pelos filhos André e Daniel, fundou a construtora Arcko, que já construiu 128 apartamentos de alto padrão e assim distribuídos:

Mirante do Vale – 14 aptos.

Portal do Atlântico – 32 aptos.

Ilhas do Caribe – 64 aptos.

Grand Canyon – 18 aptos.

Este último edifício será inaugurado na noite deste sexta-feira (06), num evento de entrega das chaves aos proprietários, com a presença de um público estimado em 250 pessoas. Na oportunidade a construtora Arcko fará o lançamento do seu futuro empreendimento, o “Manhattan”. O novo residencial terá duas torres de 11 pavimentos, 68 apartamentos com o mais fino e perfeito acabamento. São apartamentos de três dormitórios, com a opção de uma ou duas suítes.

As obras do Manhattan devem iniciar em maio, quando Romeu e a família retornarem de um merecido descanso nos Estados Unidos. A previsão da conclusão do condomínio é de quatro anos, ou seja, a Arcko entregará o seu quinto empreendimento na próxima Copa do Mundo, talvez antes. Quando isso ocorrer Romeu estará com 64 anos, porém com o espírito de um menino de 18 anos.

Parabéns aos amigos Romeu, Cleusa, André e Daniel e votos de muito sucesso nesse e nos futuros desafios.

Reverenciado

23528-1

Amanhã, 7 de abril é o Dia do Jornalista. Expressando seus cumprimentos a todos os companheiros de imprensa, a vereadora Fernanda Melo Bayer (MDB) apresentou requerimento, aprovado por unanimidade, solicitando o envio de uma Moção de Aplausos ao nosso amigo Leonardo Nunes Silva, o meu amigo Leo Nunes, que de vez em quando me deixa em “sinuca de bico” com as suas ferinas palavras.

Parabéns, meu velho e que continues sendo uma referência da imprensa do Vale do Rio Tijucas e Costa Esmeralda. Ganhou, tem mais é que curtir!…

Grande Perda

FOTO 03

É com profundo pesar que registramos o falecimento de Alba Maria Peixoto Cherem, na tarde desta terça-feira (3), em Curitiba-PR. Tinha 89 anos e era viúva do nosso saudoso amigo José Cherem, um dos 80 personagens que o JR entrevistou de 1996 a 2004, resultando na publicação do livro “Tijucanos”.

O corpo foi velado na sua terra natal e sepultado às 16h30 de quarta-feira, no Cemitério Público Municipal da Praça. Dona Alba era a filha mais velha da sempre lembrada Maria Gallotti Peixoto e de João José Peixoto, o popular Janga Peixoto.

O casamento de Dona Alba foi em 1949, ela e José tiveram quatro filhos: nossa amiga Nícia (jornalista e primeira neta de Maria Gallotti), Antônio (administrador), Lúcia (professora universitária) e Luiz (administrador da empresa J. Cherem Cia. Ltda, fundada pelo pai).

 

TIJUCAS. Suspense na Câmara de Vereadores

B2502F16-47FD-48A9-925F-820F7704B84E

Na sessão ordinária da última semana, realizada na segunda-feira (26), por falta de tempo no espaço destinado à bancada situacionista do Grande Expediente, o vereador Vilson Natálio Silvino, o Vilsinho da Pisobello (PP), deixou no vácuo todos os demais parlamentares, público presente à reunião, ouvintes da emissora que transmite as reuniões e os internautas que assistem através do Facebook. Ele argumentou que teria uma notícia muito importante para ser debatida e informou que a questão já havia chegado ao Ministério Público.

O Vereador não quis adiantar mais detalhes e deixou a comunidade em grande expectativa.
Nos corredores do poder há rumores de que o caso tem relação com uma jurisprudência do Supremo Tribunal Federal publicada em 2011. De acordo com o Tribunal de Contas do Estado, não deve haver mais comissionados que efetivos em qualquer órgão público, Municipal, Estadual e Federal, de qualquer esfera. Se o balacubaco for esse, o parlamento tijuquense, na pessoa do Presidente e pré-candidato a Deputado Estadual Juarez Soares, terá a difícil missão de sacrificar pelo menos cinco ocupantes de cargos em comissão.

A medida talvez tenha um impacto maior que as lideranças políticas imaginam. Levando-se em conta que o salário médio dos comissionados da Câmara de Tijucas oscila entorno de R$ 5 mil, fora contribuição previdenciária, 13° e férias, a despensa de cinco comissionados representaria uma economia superior à R$ 1 milhão até o final desta legislatura.

Se você ainda não viu, confira os gastos do Poder Legislativo Tijuquense em janeiro e fevereiro.

PM multa 53 curiosos que pararam em acidente

11031e14-74a8-4311-8979-9c3168549f33

Certa vez, vindo de Florianópolis para Tijucas no carro de minha propriedade, o motorista deu uma paradinha em cima da pista de rolamento para ver detalhes de um acidente envolvendo dois automóveis e uma carreta. Um policial rodoviário federal soprou um apito, chamou o meu motorista de barbeiro e anotou a placa do carro. Uns 20 dias depois veio o fruto daquele ato: uma inesperada multa, com “parar em cima da rodovia sem motivo” como ato da infração. Depois daquela nunca mais deixei quem estava no volante parar fora do acostamento sem justificativa.

Na manhã deste Sábado de Aleluia ocorreu um trágico acidente na SC 410, em Nova Descoberta, com um saldo de três mortos, um rapaz e duas moças. Como geralmente acontece, os veículos que por ali passavam praticamente paravam para ver o que havia acontecido. Eles só não contavam com a presença da Polícia Militar no local. Nada menos que 53 condutores de veículos foram multados pela infração cometida.

As autoridades policiais esperam que episódios como esse sirvam de exemplo para os demais motoristas. Além do valor da notificação, que dói no bolso, todos perderam pontos nas CNHs.

Não perca a entrevista com o Tem

maxresdefaultHoje, a partir das 11h, entrevista AO VIVO, com transmissão em tempo real, com o secretário municipal de saúde, Vilson José Porcíncula, o Tem, acompanhado pelo vereador Rudnei de Amorim. Em pauta assuntos pertinentes a pasta, abordando temas como os mais de 14 meses de gestão, realizações, ações, iniciativas, infraestrutura e logística, contingente humano, projetos, parcerias, situação da frota, volume de atendimentos diários na cidade, recursos repassados ao hospital, Centro Especializado em Odontologia (CEO), programa ESF, concursos públicos e a decisão unilateral do fechamento da maternidade Chiquinha Gallotti.

Não esqueça, é hoje, a partir das 11h, na TV Razão.

Prêmio para a melhor ideia

Em 1993, com o auxílio do arquiteto da Prefeitura, Romeu José dos Santos e o engenheiro Valério Tomazi, o então vereador Neri Martins apresentou um projeto ao Parlamento tijucano, delimitando os bairros e as localidades do município. O objetivo foi disciplinar a bagunça dos valores injustos das passagens de ônibus. Quem embarcava, por exemplo, em Oliveira, Campo Novo ou Terra Novo pagava o mesmo valor.

O tempo passou, a cidade começou a crescer em velocidade vertiginosa, surgiram vários loteamentos e alguns outros estão em fase de licenciamento. A previsão é de que até o início de 2019 estejam à venda em Tijucas mais de 15 mil lotes no perímetro urbano. É terra que não acaba mais.

Os vereadores Esaú Bayer e Fernanda Melo Bayer decidiram fazer uma enquete para adequar uma situação que muita gente ainda não percebeu: o agigantamento dos bairros Universitário e XV de Novembro, bem como a indiscutível expansão do Jardim Mata Atlântica. A ideia é encontrar uma denominação para um novo bairro, que envolveria o limite urbano do noroeste de Tijucas, fundos do XV de Novembro e do Universitário, atém de todo o Mata Atlântica. O casal sorteará um prêmio especial entre quem participar da enquete. Basta enviar um e-mail para [email protected], deixando eu nome e uma sugestão de denominação para o novo bairro que se criará à direita da via P4 (sentido Quinze-Terra Nova). As melhores sugestões passarão para uma fase final, afim de que os internautas escolham o nome que constará no projeto de lei a ser apresentado por Fernanda e Esaú ao Legislativo tijuquense.

A expectativa é definir e divulgar o nome do novo bairro durante as festividades dos 158 anos de Tijucas.

É verdade

f99f44c9-a490-404f-ae3e-95d4619b798f

Conversei há instantes com o meu amigo Márcio Rosa, que no dia de hoje (15) está de aniversário, completando 54 verões. Doutor Márcio encontra-se no Rio de Janeiro curtindo uma miniférias, acompanhado pela sua cara-metade Carina Desidério. Após felicita-lo fiz a pergunta que a cidade inteira aguarda uma resposta: perguntei a ele se procede a notícia de que o julgamento dos vereadores e servidores da Câmara Municipal envolvidos na Operação Iceberg, que indiciou uma porção de gente do Poder Legislativo por receberem diárias ilegais, seria mesmo no dia 16 de maio próximo. O conceituado advogado me disse o seguinte:

“A informação é equivocada. No dia 16 de maio, na sala do júri da Comarca de Porto Belo, a justiça iniciará a fase de depoimentos das testemunhas de acusação e defesa, um procedimento que pode se arrastar por meses. Por enquanto não existe nada de julgamento”

Segundo Márcio Rosa, o processo da Operação Iceberg já tem mais de duas mil páginas e para cada depoimento os representantes do Ministério Público e Judiciário terão que na melhor das hipóteses, fazer a leitura de algumas páginas relativas aos depoentes. Mesmo assim, o Doutor Márcio acredita que o episódio será concluído ainda neste ano.

“Eu defendo 33 dos cerca de 46 vereadores e servidores injustamente acusados de um crime que não existiu e estou convicto de que todos os meus clientes serão absolvidos”, finalizou.